SEJAM BEM VINDOS

DEIXEM AKI UM RECADINHO E SUGESTÕES DE MATERIAS OBRIGADA

segunda-feira, 29 de junho de 2009

DA FRALDA AO VASO

Objetivos - Favorecer um processo tranqüilo de retirada de fraldas para as crianças, respeitando ritmos e necessidades. - Auxiliar a equipe a construir competências para o bom acompanhamento do processo. - Promover um diálogo com as famílias, favorecendo ações em conjunto com a creche. Ano Creche. Tempo estimado O ano todo. Desenvolvimento
1ª ETAPA
O trabalho deve ser iniciado com a articulação com as famílias. Em reunião com pais ou responsáveis, compartilhe informações sobre a retirada das fraldas. Ressalte três pontos importantes: o primeiro é que a iniciativa deve partir das crianças e é uma importante conquista na vida delas. O segundo é que os adultos devem ficar atentos aos sinais de que ela já está pronta. E o terceiro é que as ações em casa e na creche devem ser coordenadas. Quanto mais a instituição se colocar como parceira, aberta para esclarecer dúvidas e disponível para ajudar na resolução de problemas, mais tranqüilo e bemsucedido será o processo.
2ª ETAPA
Um ou dois meses depois da primeira reunião, chame os pais para conversar individualmente ou em pequenos grupos. Estabeleça decisões para dar início à retirada de fraldas de cada criança: para algumas, será o caso de manter só à noite; para outras, será preciso esperar mais.
3ª ETAPA
Com os professores e a equipe de funcionários, realize encontros de formação para que eles compreendam como se dá o processo de abandono das fraldas. Estabeleça os principais procedimentos - o mais importante é a criação de uma rotina específica para que todos possam ir ao banheiro.
4ª ETAPA
Na sala, o processo precisa ser flexível para respeitar as fases de cada um. A professora pode convidar a turma para ir ao banheiro, em média, a cada 30 minutos. É importante combinar essa atividade com outras para os que já utilizam o vaso normalmente. Para incentivar a troca de informações sobre essa fase, promova conversas com as crianças e escute seus comentários.
Avaliação Observe junto com os colegas e os pais a evolução de cada criança. Acolha as que demonstram mais dificuldade, ouça suas angústias e evite que se sintam repreendidas ao deixar "escapar" um xixi ou cocô.

Um comentário:

  1. Legal Luanna, obrigada por suas dicas que me ajudam com o Gustavo e em especial pelo seu carinho com ele.
    Roberta

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADA POR COMENTAR.