SEJAM BEM VINDOS

DEIXEM AKI UM RECADINHO E SUGESTÕES DE MATERIAS OBRIGADA

sexta-feira, 20 de julho de 2012

os 7 anões e suas personalidades

O Blog Cultura Lado B, virou portal e você pode continuar acessando as principais notícias da televisão e do cinema, no site: www.culturaladob.com  
Todos hão de concordar que o primeiro desenho dos estúdios Disney, Branca de Neve e os 7 anões é um clássico muito bonito e bem feito. Lançado em 1937 nos cinemas americanos, o longa-metragem exigia tamanha perfeição que levou 3 anos para ficar pronto. No conto original dos irmãos Grimm, os anões não possuiam nomes e personalidades distintas. Para a versão de Walt Disney, foram cogitados aproximadamente 50 nomes e personalidades foram sendo elaboradas com o desenvolvimento do projeto, sendo definidas somente no último ano de produção.
Na transição do livro para o filme houveram diversas mudanças, como por exemplo, no filme a Rainha tenta matar Branca de Neve apenas uma vez, no livro são mais. Outra mudança marcante é quanto o final da história: quando o príncipe encontra Branca de Neve no esquife, ordena aos seus serviçais a carregarem ela ao Castelo mas tropeçam em uma pedra, fazendo a maçã envenenada pular da garganta da princesa. Na versão Disney, o encanto poderia ser quebrado apenas pelo primeiro beijo de amor, e é exatamente o que acontece quando o Príncipe encontra Branca de Neve jazendo em seu esquife de ouro.
Mas vamos voltar aos anões. Mestre foi escolhido para o líder do grupo porque passava a idéia de uma pessoa amigável numa posição de autoridade. Atchim foi inspirado no ator Billy Gilbert, que havia se tornado célebre por seu espirro hilário em vários filmes precedentes. Feliz era um contraponto perfeito para Zangado. Zangado é um personagem que possui uma crítica indireta a imprensa americana: representa os cínicos da plateia – aqueles que chamaram o filme de “a tolice de Disney”, que não acreditavam que um desenho animado poderia ser um dia, um longa metragem. Soneca e Dengoso eram nomes que davam margem a inúmeras possibilidades de ideias simpáticas e engraçadas. Dunga foi concebido como uma espécie de trapalhão chapliniano, mas paulatinamente o personagem foi se transformando num anãozinho ingênuo e simplório. Restava ainda a dificuldade de se encontrar uma voz adequada para ele, mas Walt Disney não gostou de nenhuma apresentada, optando assim por deixar Dunga sem falar. Dunga, chegou a ser cogitado ser chamado de “Surdo”, mas Walt Disney não queria transformar deficiências físicas em motivo de sátira.
Existe uma outra teoria que diz que os 7 anões correspondem exatamente aos 7 metais/planetas que os alquimistas designavam pelos mesmos símbolos usados na astrologia para os sete planetas. Alguns dos anões representam estas características dos metais e dos planetas, como por exemplo, Mestre, o mais velho dos anões representa o Sol (ouro), o líder. Feliz, representa a bonança e a fartura de Júpiter, gordinho e feliz. Juntos são os dois anões mais gordinhos na concepção de Disney. Em seguida temos Zangado representando a Ira de Marte. Dengoso representando a beleza de Vênus. Soneca representando a Lua e seu pecado capital preguiça. Atchim representando as atormentações de Saturno e Dunga representa Mercúrio, o mais rápido dos planetas, e também o menorzinho deles.
Não há como negar que Walt Disney, depositou em cada um dos anões uma personalidade que para ele teria um significado especial e muito maior, mas depois de muitos anos este mistério continua sem respostas. Milhares de teorias surgem a cada ano mas nenhuma tão conclusiva como se esperava.
Embora Branca de Neve, seja a personagem principal do filme, são os anões os donos das melhores cenas. Cada um de seu jeito marcante e forte personalidade. Ainda continuam tão populares quanto em 1937, quando foram lançados.
E você, tem uma teoria para as personalidades dos anões?

luanna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADA POR COMENTAR.