SEJAM BEM VINDOS

DEIXEM AKI UM RECADINHO E SUGESTÕES DE MATERIAS OBRIGADA

domingo, 13 de março de 2011

ANOMIA, HETERONOMIA, AUTONOMIA

O DESENVOLVIMENTO MORAL SEGUNDO PIAGET
    No aspecto moral, segundo Piaget, a criança passa por uma fase pré-moral, caracterizada pela anomia, coincidindo com o "egocentrismo" infantil e que vai até aproximadamente 4 ou 5 anos. Gradualmente, a criança vai entrando na fase da moral heterônoma e caminha gradualmente para a fase autônoma.
Piaget afima que essas fases se sucedem sem constituir estágios propriamente ditos. Vamos encontrar adultos em plena fase de anomia e muitos ainda na fase de heteronomia. Poucos conseguem pensar e agir pela sua própria cabeça, seguindo sua consciência interior.

ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
A : negação
NOMIA: regra, lei
A lei, a regra vem do exterior, do outro
Capacidade de governar a si mesmo

Na fase de anomia, natural na criança pequena, ainda no egocentrismo, não existem regras e normas. O bebê, por exemplo, quando está com fome, chora e quer ser alimentado na hora. As necessidades básicas determinam as normas de conduta. No indivíduo adulto, caracteriza-se por aquele que não respeita as leis, pessoas, normas.
Na medida em que a criança cresce, ela vai percebendo que o "mundo" tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as criança maiores, que são úteis para ajudá-la a entrar na fase de heteronomia.
Na moralidade heretônoma, os deveres são vistos como externos, impostos coercitivamente e não como obrigações elaboradas pela consciência. O Bem é visto como o cumprimento da ordem, o certo é a observância da regra que não pode ser transgredida nem relativizada por interpretações flexíveis. De certa forma, a intolerância da Igreja, por qualquer interpretação diferente da sua, referente ao Evangelho, manteve a humanidade na heteronomia moral. O bem e o certo estavam na Igreja, no Estado e não na consciência interior do indivíduo.
A responsabilidade pelos atos é avaliada de acordo com as conseqüências objetivas das ações e não pelas intenções.
O indivíduo obedece as normas por medo da punição. Na ausência da autoridade ocorre a desordem, a indisciplina.
Na moralidade autônoma, o indivíduo adquire a consciência moral. Os deveres são cumpridos com consciência de sua necessidade e significação. Possui princípios éticos e morais. Na ausência da autoridade continua o mesmo. É responsável, auto-disciplinado e justo. A responsabilidade pelos atos é proporcional à intenção e não apenas pelas conseqüências do ato.
O processo educativo deve conduzir a criança a sair de seu egocentrismo, natural nos primeiros anos, caracterizado pela anomia, e entrar gradualmente na heteronomia, encaminhando-se naturalmente para a sua própria autonomia moral e intelectual que é o objetivo final da educação moral.
Esse processo de descentração conduz do egocentrismo (natural na criança pequena) caracterizado pela anomia, à autonomia moral e intelectual.
As atividades de cooperação, num ambiente de respeito mútuo, embasado na afetividade, preservam do egoísmo e do orgulho, auxiliando a criança no longo processo de descentração, conduzindo-a gradativamente da heteronomia para a autonomia moral. Um ambiente de medo, autoritarismo, respeito unilateral tende a perpetuar a heteronomia.


Do egocentrismo inicial a criança, gradualmente, vai "saindo" de si mesma, ampliando sua visão de mundo e percebendo que faz parte de um todo maior.
Gradualmente, aprende a cooperar, a respeitar e a amar o próximo.

Egocentrismo                                                                                descentração
egoísmo - orgulho                                                                                            cooperação - respeito - afeto


    ANOMIA                                      HETERONOMIA                                      AUTONOMIA



O quadro abaixo relaciona as atitudes interiores e as fases morais:
ANOMIA HETERONOMIA AUTONOMIA
Bagunça
Devassidão
Libertinagem
Dissolução
Medo
Autoritarismo
Imposição
Castigo
Prêmio
Respeito unilateral
Autocracia
Tirania
Cooperação
Amor
Respeito mútuo
Afetividade
Livre-arbítrio
Democracia
Reciprocidade
Lei Causa e Efeito

9 comentários:

  1. Muito bom sue blog,Continue assim ,você conseguiu a proeza de esclarecer uma dúvida minha!Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. de nada precisando estamos as ordens... deixem sugestões nos comentarios

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse blog salvou minha vida hoje. Tenho um seminário falando justamente sobre isso. Esclareceu bastante minhas dúvidas!

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor... bastante importante p educadores ou seja condição p o bom trabalhom

    ResponderExcluir
  5. Muito esclarecedor... bastante importante p educadores ou seja condição p o bom trabalhom

    ResponderExcluir
  6. Muito esclarecedor... bastante importante p educadores ou seja condição p o bom trabalhom

    ResponderExcluir
  7. muito bom, bastante esclarecedor 👏obrigada

    ResponderExcluir

SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE. OBRIGADA POR COMENTAR.