aqui quando a criança é maior de 3 anos pode propor desafios para ela andar com um pé dentro de um pneu e o outro dentro do outro.
aqui ela vai engatinhar sobre o pneu sem cair dentro d mesmo
passando pelo pneu sem cair dentro dele
aqui o pneu virou tipo um pula pula, as crianças dão a mão e ficam pulando sem cair e deixar o colega cair, é muito divertido e prazeroso
luanna
SEJAM BEM VINDOS
DEIXEM AKI UM RECADINHO E SUGESTÕES DE MATERIAS OBRIGADA
domingo, 12 de agosto de 2012
compromisso com o futuro – investir na criança
1. Por que e como investir na primeira infância?
Esta cartilha tem o objetivo de informar e convidar à refexão sobre a primeira infância, isto é, o
período que vai desde a concepção até o sexto ano de vida, em razão da imperiosa necessidade de um
olhar e uma atitude mais cuidadosos em direção a esse segmento. Propõe-se a apresentar as conclu-
sões de especialistas que reforçam a importância dos primeiros anos de vida, período essencial para a
promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, de forma a assegurar a sustentabilidade
em direção a uma cultura de paz.
Pesquisas científcas demonstram que a criança empobrecida, com carências afetiva, econômica
e social pode não desenvolver plenamente seu cérebro por causa de ambiente estressante associado
à baixa renda. A falta de alimentação adequada, a ausência de interação socioeducativa saudável, de
afetividade, de acolhimento familiar e social, de segurança em relação a sua integridade física e afetiva,
a falta de estímulos cognitivos, com menos livros, menos leitura, menos jogos e menos oportunidade
de participar de eventos culturais, confguram essa realidade.
Mundialmente, é consenso que investir na primeira infância assegurará dividendos em um futuro
muito próximo, pois é sabido que o desenvolvimento do cérebro acontece muito mais rapidamente nessa
fase do que em qualquer outro período da vida. Estudos, e entre eles o do Banco Mundial, afrmam que,
cada dólar aplicado em programas para a primeira infância redundará em economia de, pelo menos, sete
dólares, em futuros programas de saúde, educação, previdência, assistência social e sistema prisional,
combinados com o aumento de produtividade ao longo do tempo. Concluem ainda que as crianças que
tiveram acesso à educação infantil foram menos reprovadas no ensino fundamental e obtiveram um
aumento de 2% a 6% em seus salários, quando na idade adulta.
Em 1990, a comunidade mundial, incluindo o Brasil, foi signatária da Declaração Mundial de Educa-
ção para Todos, a qual reconhece que todos os indivíduos têm direito às oportunidades educativas que
satisfaçam suas necessidades básicas de aprendizagem e enfatiza que “a aprendizagem começa com
o nascimento”, incluindo a educação infantil e os cuidados na primeira infância como parte da educação
básica. Desse modo, a educação nessa fase do desenvolvimento foi declarada como responsabilidade
do Estado e não mais pertencendo somente ao domínio privado da família.
Dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) de 2008 revelam que apenas
17% das 11 milhões de crianças que se encontram na primeira infância contam com o apoio de algum
tipo de instituição, como creches públicas, e que 45,4% das famílias mais pobres, com renda per capita
de até meio salário mínimo, têm crianças na primeira infância, com idades de zero a seis anos.
O tema do momento é a sustentabilidade e é preciso lembrar que a justiça social é um dos pilares que
assegura estarmos no caminho certo. Essa questão certamente passa pela atenção à primeira infância.
Portanto, propostas integradas dedicadas à educação e aos cuidados e promoção do desenvolvimento 7
Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam
infantil, mostram-se como importante recurso para reverter o ciclo intergeracional da pobreza, fortale-
cendo as famílias, suas crianças e as comunidades onde vivem.
Pesquisa realizada no Estado de Michigan (EUA) durante 40 anos comprovou que as crianças que
tiveram educação pré-escolar apresentaram, em relação às que não tiveram esse recurso:
• Renda mensal mais alta;
• Percentagem mais alta de casa própria;
• Nível mais alto de instrução;
• Percentagem mais baixa da necessidade de assistência por programas sociais;
• Número menor de prisões na população jovem;
• Menor tempo em programas de recuperação escolar, para os que tinham alguma difculdade de
aprendizado.
Investir em programas que garantam o desenvolvimento na primeira infância é uma imperiosa necessi-
dade ética, porque assegura as bases para a dignidade humana, e também social e econômica, e exige dos
gestores públicos políticas assertivas e integradas, com a participação e fscalização da sociedade.
fonte: http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php
luanna
Esta cartilha tem o objetivo de informar e convidar à refexão sobre a primeira infância, isto é, o
período que vai desde a concepção até o sexto ano de vida, em razão da imperiosa necessidade de um
olhar e uma atitude mais cuidadosos em direção a esse segmento. Propõe-se a apresentar as conclu-
sões de especialistas que reforçam a importância dos primeiros anos de vida, período essencial para a
promoção do desenvolvimento humano, social e econômico, de forma a assegurar a sustentabilidade
em direção a uma cultura de paz.
Pesquisas científcas demonstram que a criança empobrecida, com carências afetiva, econômica
e social pode não desenvolver plenamente seu cérebro por causa de ambiente estressante associado
à baixa renda. A falta de alimentação adequada, a ausência de interação socioeducativa saudável, de
afetividade, de acolhimento familiar e social, de segurança em relação a sua integridade física e afetiva,
a falta de estímulos cognitivos, com menos livros, menos leitura, menos jogos e menos oportunidade
de participar de eventos culturais, confguram essa realidade.
Mundialmente, é consenso que investir na primeira infância assegurará dividendos em um futuro
muito próximo, pois é sabido que o desenvolvimento do cérebro acontece muito mais rapidamente nessa
fase do que em qualquer outro período da vida. Estudos, e entre eles o do Banco Mundial, afrmam que,
cada dólar aplicado em programas para a primeira infância redundará em economia de, pelo menos, sete
dólares, em futuros programas de saúde, educação, previdência, assistência social e sistema prisional,
combinados com o aumento de produtividade ao longo do tempo. Concluem ainda que as crianças que
tiveram acesso à educação infantil foram menos reprovadas no ensino fundamental e obtiveram um
aumento de 2% a 6% em seus salários, quando na idade adulta.
Em 1990, a comunidade mundial, incluindo o Brasil, foi signatária da Declaração Mundial de Educa-
ção para Todos, a qual reconhece que todos os indivíduos têm direito às oportunidades educativas que
satisfaçam suas necessidades básicas de aprendizagem e enfatiza que “a aprendizagem começa com
o nascimento”, incluindo a educação infantil e os cuidados na primeira infância como parte da educação
básica. Desse modo, a educação nessa fase do desenvolvimento foi declarada como responsabilidade
do Estado e não mais pertencendo somente ao domínio privado da família.
Dados da Fundação Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística (IBGE) de 2008 revelam que apenas
17% das 11 milhões de crianças que se encontram na primeira infância contam com o apoio de algum
tipo de instituição, como creches públicas, e que 45,4% das famílias mais pobres, com renda per capita
de até meio salário mínimo, têm crianças na primeira infância, com idades de zero a seis anos.
O tema do momento é a sustentabilidade e é preciso lembrar que a justiça social é um dos pilares que
assegura estarmos no caminho certo. Essa questão certamente passa pela atenção à primeira infância.
Portanto, propostas integradas dedicadas à educação e aos cuidados e promoção do desenvolvimento 7
Fundação Prefeito Faria Lima - Cepam
infantil, mostram-se como importante recurso para reverter o ciclo intergeracional da pobreza, fortale-
cendo as famílias, suas crianças e as comunidades onde vivem.
Pesquisa realizada no Estado de Michigan (EUA) durante 40 anos comprovou que as crianças que
tiveram educação pré-escolar apresentaram, em relação às que não tiveram esse recurso:
• Renda mensal mais alta;
• Percentagem mais alta de casa própria;
• Nível mais alto de instrução;
• Percentagem mais baixa da necessidade de assistência por programas sociais;
• Número menor de prisões na população jovem;
• Menor tempo em programas de recuperação escolar, para os que tinham alguma difculdade de
aprendizado.
Investir em programas que garantam o desenvolvimento na primeira infância é uma imperiosa necessi-
dade ética, porque assegura as bases para a dignidade humana, e também social e econômica, e exige dos
gestores públicos políticas assertivas e integradas, com a participação e fscalização da sociedade.
fonte: http://www.culturainfancia.com.br/portal/index.php
luanna
vale a pena conferir este video sobre arteducação
neste video você verá concepções de sociedade e cultura
http://www.youtube.com/watch?v=SDOBlG4JPCw
luanna
http://www.youtube.com/watch?v=SDOBlG4JPCw
luanna
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